LiteraFilme: Carrie A Estranha - Livro e Filme.

LiteraFilme além de ser o nome do blog, será título das publicações onde falarei sobre livros e suas adaptações. Quero falar sobre cada um e depois falar sobre os dois fazendo comparações entre eles. Começarei por Carrie A Estranha.

Livro: Carrie A Estranha - Stephen King 


Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.



Título original: Carrie / Pagínas: 199 / Editora: Suma de Letras 

Gostei muito do livro e de como ele é contado. Minha primeira leitura do autor Stephen King, consegui ver o porque de Stephen King ser um dos autores mais aclamados. Carrie A Estranha foi mais do que eu pensava. Stephen King consegue colocar toda a história com fatos ficcionais de documentos, livros sobre telecinese e outras transcrições que deixam a história muito real. A história de Carrietta (Carrie) White é contada por sua mãe, por Carrie, pelos habitantes da cidade que ela morava e seus colegas contando sobre o acontecimento maior. Toda a história na verdade é bem simples mostra sobre o fato ocorrido, mostra a vida de Carrie e sua mãe, como ela vive na escola e como ela descobre seu ''dom''. E por mais que a história em si seja simples o livro não fica nenhum pouco ruim por conta disso, ao contrário.Como disse foi o primeiro livro que li do Stephen King (tenho Sob a Redoma mas, ainda não li inteiro) e neste livro já notei que Stephen King gosta de deixar suas histórias bem reais e pesadas. 




Adaptações : Carrie A Estranha 
Filmes: O livro Carrie A Estranha foi adaptado para o cinema duas vezes em 1976, dirigido por Brian de Palma e teve no seu elenco atores como Sissy Spacey e John Travolta. Em 2013 é lançado a refilmagem dirigida por Kimberly Peirce e no seu elenco principal está as atrizes Chloe Grace Moretz e Julianne Moore.

Outras adaptações: Carrie A Estranha também foi adaptada para um musical da Brodway em 1988 e para a TV em 2002. 


















Livro x Adaptação:
O livro como já dito eu gostei muito principalmente por Stephen King introduzir fatos ficcionais de uma forma tão real com pesquisas sobre telecinese, ter feito um ''caso Carrie'' onde professores estudaram sobre Carrie e seu poder/dom. Esses fatos deixam a história do livro muito real e só deixam ele melhor mas, na refilmagem (não assisti a primeira adaptação) esses fatos não são colocados e acho que seriam difíceis de serem colocados no filme. Mesmo com isso o filme não deixa de ser uma boa adaptação. A história foi bem adaptada para o filme de 2013, não sei se a diretora fez alguma mudança da primeira filmagem de 1976 mas, conseguiu mostrar bem toda a história. Existem algumas coisas que mudaram do livro para o filme mas, nada muito péssimo e que mudou totalmente a história. Enfim, acho que tanto o livro como o filme são muito bons. Não achei um problema ter visto o filme primeiro e depois lido. Recomendo muito que leiam e assistam a refilmagem e ainda quero assistir a primeira adaptação de Carrie.

E ''fuçando'' o nosso querido Youtube achei o Vlog do Tiago Belotti que fala sobre as duas adaptações (1976 - 2013) gostei bastante do vídeo e recomendo que vocês assistam para saberem um pouco sobre cada uma das adaptações e a opinião do Tiago sobre os dois. 

Bom espero muito que gostem desse estilo de postagem onde coloco livro e adaptação juntos. Pretendo fazer mais publicações nesse estilo. Beijos, Bia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

0